quinta-feira, 17 de maio de 2012

As galerias da Vida

Em uma pequena galeria de arte, encontra-se uma pintura a óleo com tinta ainda fresca.
Ali está retratado o oceano. Componente principal da hidrosfera. Infinito aos que o admiram com os pés fincados em solo.
O oceano, que nos presenteia com a tranqüilidade do silencio.
O oceano, que nos atormenta diante as vórtices noturnas dos pensamentos inquietos, advindos das nossas marés conflitantes.
O oceano, que realiza a todo o momento a troca de gases com a atmosfera, ora absorvendo-os, ora liberando-os.
O oceano, que cedeu aos homens um pedaço da imensidão do seu Plano.
O oceano, que por reconhecer os poderes dos que o habitam, nos cedeu às algas, que são utilizadas nas nossas indústrias fotográficas, alimentares, farmacêuticas, vinícolas... O oceano nos cedeu à quitina – retirada da carapaça dos crustáceos-, que é utilizada para o tratamento de queimaduras e na reconstrução dos vasos sanguíneos. O oceano, que nos cedeu às esponjas, que onde ao retirarmos determinadas substancias, podemos empregá-las na fabricação de remédios para combater certas doenças, como o câncer e a AIDS.
Um pedaço do seu Plano.
E você, grande humano, sentado na imensidão do seu apertado assento, o que cedeu aos que estão distantes? O que cedeu aos que estão por perto?
O que cedeu aos que não te conhecem, o que demonstrou através do seu sorriso?
Onde encontra-se neste exato momento, pequenino humano? Na tranqüilidade do silencio... Ou na tormenta do seu emocional?
O que você fez pelo outro pequenino humano, grande humano? O deixou contemplando a tranqüilidade do silencio... Ou o desprendeu do solo, pequenino humano, diante a tormenta do seu emocional?
Ah, grande pequenino humano, você ainda não percebeu que também contem dentro desse corpo poderosos elementos? Não percebeu que através das suas manifestações, norteou os que – ainda- estão perdidos?  Sequer pensou que a sua troca gasosa funciona na base “ora aprender e ora ensinar”?
O que você fornece aos outros, espectador do oceano? O que tem lhe norteado, humano?
O que precisou perder nesta vida, pequeno grande oceano, para perceber que é possível amar a todos, para perceber que se vive um dia de cada vez?
E ao me encontrar em conflito diante as palavras certas e erradas, termino por escrever:
“Ao passo em que os dias vêm e vão, agradeço o dia e rezo a noite. Pelas maiores maravilhas que nunca vi e nem verei, mas ainda somente ao universo que fez você e não há outro.”
A nós, grandes oceanos em potencial, que saibamos a hora correta de nos retirarmos, que saibamos reconhecer o momento oportuno para adentrar ao emocional e a vida dos outros oceanos. Que saibamos Fornecer.
Um brinde aos novos oceanos idealizados. Um brinde a celebração da Vida!
E vamos em frente...

3 comentários:

  1. Re Bressan17 maio, 2012

    Vi, aprendi mais ainda com vc na última semana! Espero poder retribuir!
    Saudade!
    bjinho

    ResponderExcluir
  2. que bonito evelin, já imaginou o dia em que todos reconhecerem o oceano que existe dentro de nós, e que pode banhar e transformar terras as vezes áridas, as vezes sedenta de tantas necessidades simples que com apenas uma gota do nosso oceano partilharíamos o que temos, saindo do nosso comodismo.belo e profundo.bjs.

    ResponderExcluir
  3. Quando ficamos distantea nossa amizade fica cristalizada para um momento qualquer seja de novo reacendida com sua presença.E nessa saudade que sei que eu nunca estou só,nada na vida é por acaso,minha menina querida que voce tenha sempre essa força de vontade e coragem para desafiar o mundo e vencer todos os obstaculos da vida.
    Dizer que admiro e gosto muito de voce é pouco a amizade como a nossa merece mais.
    Merecia ser descrita no infinito para que todos pudessem entender o que realmente voce representa na minha vida
    Se eu declaro,homenageio ou agradeço sem voce no meu caminho nao haveria tantas coisas boas;se homenageio gostaria de oferecer o brilho das estrelas e o caminho do calor do sol prefiro agradecer a Deus por voce ,e dizer a ele que foi o melhor presente,voce é um ser iluminado que consegue trazer ao mundo um grande carisma companheirismo.Mais uma vez te digo ;obrigada por fazer parte da minha vida.Sua avoelita te amo

    ResponderExcluir